English | Español | Português

A UTILIZAÇÃO DOS EFEITOS RÁPIDOS

A utilização dos Efeitos Rápidos

Os efeitos rápidos são as ativações dos cards e os efeitos que possuem uma Velocidade de Magia 2 ou superior, incluindo assim os Monstros com Efeitos Rápidos, Magias Rápidas e Armadilhas (tanto a ativação dos Cards de Armadilha como a ativação de efeitos de Cards de Armadilhas Contínuas).

Os efeitos rápidos podem ser ativados por qualquer duelista – mesmo durante o turno do oponente, desde que as condições de ativação sejam adequadas. Quando ambos os duelistas ativarem efeitos rápidos ao mesmo tempo, uma Corrente será iniciada (consulte as páginas 38-31 do manual oficial de regras da versão 8.0).

Ocasionalmente, SER o primeiro a ativar um efeito rápido que originará a Corrente pode fazer uma grande diferença. Este guia o ajudará a descobrir que, a qualquer momento, haverá a possibilidade de um próximo efeito rápido ser ativado (em outras palavras, isso acontecerá sempre que “o próximo”  duelista estiver apto a realizar esta ação).

Geralmente, o duelista que estiver em seu próprio turno tem a possibilidade de “ser o próximo” e ativar o próximo efeito rápido.
No entanto, durante uma Corrente tornar-se “o próximo” acontece de forma diferente da troca comum de turnos, alternando entre os duelistas de Fase para Fase ou de Etapa para Etapa durante um turno. Para conferir as regras das Correntes, veja as páginas 38-41 do manual oficial de regras da versão 8.0.

Além disso, se o duelista que estiver em seu próprio turno optar por não realizar mais nenhuma ação, e ao invés disso quiser seguir para a próxima parte do turno (para a próxima Etapa ou Fase, por exemplo), o oponente terá a oportunidade de ser o próximo a ativar um efeito rápido antes do turno continuar.

Acompanhe o gráfico na parte inferior deste artigo para entender qual duelista pode “ser o próximo” em relação aos efeitos rápidos.

 

Ações do Duelista do Turno

Cada Fase e Etapa começa com o duelista do turno no bloco A do gráfico listado abaixo. Este é o momento onde o estado do duelo está “aberto”, ou seja, o duelista do turno tem total liberdade para realizar ações, desde que sejam apropriadas ao que ele possa fazer nesse momento.

Muitas ações podem ser realizadas APENAS quando o estado do duelo estiver aberto (ou quando você estiver no bloco A, de acordo com o gráfico). Por exemplo:

  • Invocação-Normal (incluindo a Invocação-Tributo)
  • Baixar um Card
  • Realizar uma Invocação-Especial que não inicie uma Corrente (incluindo Invocação-Xyz e Invocação-Sincro)
  • Alterar a Posição de Batalha de um monstro
  • Tentar passar para a próxima Fase/Etapa
  • Comprar um card durante a sua Fase de Compra
  • Declarar um ataque
  • Ativar um Efeito de Ignição
  • Ativar um Card de Magia com uma Velocidade de Magia 1

Se o estado do duelo estiver “aberto”, o duelista do turno estará apto a executar qualquer uma das ações acima desde que ele seja capaz de realizá-las. Ele também pode ativar um efeito rápido, se assim desejar.

 

Quando o Estado do Duelo não está mais “Aberto”?

O estado do duelo não é considerado mais aberto a partir do momento que um duelista realizar uma ação.

 

O que eu posso fazer para que o Estado do Duelo seja “Aberto” novamente?

Basicamente, quando nada estiver acontecendo e nenhum duelista realizar uma ação, o estado do duelo voltará a ser “aberto”.
Tecnicamente isso quer dizer que:

  • SE o Duelista do Turno tiver a chance de ativar o próximo efeito rápido
  • E o Duelista do Turno passar a prioridade para o oponente
  • E o Oponente devolver a prioridade ao outro Duelista
  • Nenhuma Corrente foi formada

...então o estado do duelo será aberto novamente.

 

Como o Turno prosseguirá para a próxima Fase ou Etapa?

Se o estado do duelo estiver aberto e o duelista do turno optar por não realizar nenhuma ação e, em seguida, o oponente recusar a chance de ativar um efeito rápido, e ambos os duelistas concordarem em dar procedimento ao turno, então você poderá passar para próxima Fase ou Etapa.

 

Situação Estamos em uma Corrente? Quem tem a próxima oportunidade de ativar o próximo efeito rápido? (Quem “é o próximo”?) Estamos em qual bloco do gráfico?
O estado do duelo está aberto. O Duelista do turno começa a realizar sua próxima ação, e pode tomar qualquer providência que seja apropriada para essa Fase/Etapa. Não Duelista do Turno A
Depois de uma ação que NÃO inicie uma Corrente (Invocação-Normal/Baixar um monstro, Baixar um Card, uma Invocação-Especial que não inicia uma Corrente, declarar um ataque, alterar a posição de batalha e etc.) Se houver um efeito que foi ativado. Sim O duelista que NÃO ativou o último efeito rápido na Corrente. (Siga as regras normais de uma Corrente). D
Se não houver nenhum efeito que possa ser ativado. Não Duelista do Turno B
Se o duelista do turno passar a prioridade. Não Oponente C
O duelista do turno ativou um card ou efeito de card (Magias, Armadilhas, efeitos de Magia/Armadilhas ou efeitos de Montros – de qualquer Velocidade de Magia.)
Sim O duelista que NÃO ativou o efeito. (Siga as regras normais de uma Corrente). D
Depois que uma Corrente foi resolvida Se houver um efeito que foi ativado. Sim The player who did NOT activate the last effect on the Chain. (Follow the normal Chain rules.) D
Se não houver nenhum efeito que possa ser ativado. Não Duelista do Turno B
Se o duelista do turno passar a prioridade. Não Oponente C
Se o duelista do turno passar a prioridade. Não Oponente E

 

Voltar ao Início

Voltar para a Página Jogabilidade